Atendimento de Aromaterapia
A aromaterapia possui como recurso terapêutico, o uso de óleos essenciais extraídos dos vegetais. O naturólogo faz uso dessa prática com uma visão integral do ser humano, considerando a dimensão física, mental, espiritual, ambiental, social, entre outros. Os óleos essenciais são considerados as essências das plantas, evidenciam todas as particularidades das mesmas, porém de forma mais concentrada. Os óleos essenciais possuem aroma bem evidente e evaporam facilmente em contato com o ar. Apesar de serem chamados de óleos, são muito diferentes dos óleos gordurosos, esses possuem aspecto aquoso. Podem ser extraídos de várias partes dos vegetais, como: raízes, folhas, flores, cascas e resinas.

Como funciona

Os óleos essenciais podem ser absorvidos via sistema respiratório, nervoso e tegumentar. Através da inalação dos óleos essenciais, ele segue duas vias: uma em direção ao pulmão e a outra em direção ao cérebro. Os óleos essenciais que chegam até o pulmão, atravessam as paredes pulmonares e chegam até a corrente sanguínea, onde podem se deslocar a qualquer parte do organismo.

As moléculas dos óleos essenciais, também são levadas pelo ar até o epitélio olfativo, onde se encontram diversos cílios que são receptores que se acoplam às moléculas com determinadas mensagens para chegar até o cérebro. Essa mensagem é passada via bulbo e trato olfativo, até alcançar o sistema límbico, em que estão inseridas as memórias passadas, sentimentos e emoções.

Outra forma de absorção é a via cutânea, onde o óleo essencial penetra na pele e nas mucosas, entrando em contato com a corrente sanguínea, podendo alcançar e agir, terapeuticamente, em qualquer parte do corpo.

Os óleos essenciais são amplamente empregados, baseados em uma visão integral do ser humano. São explorados os efeitos dos óleos essenciais, levando-se em conta seus aspectos físico-químicos, simbólicos e sagrados; podendo ser associados a outras práticas integrativas e complementares, como: massagem e hidroterapia, por exemplo.

Se necessário, são indicados aromatizadores ou difusores individuais, em que o interagente tem a possibilidade de levar para casa e dar continuidade ao tratamento com estímulo inalatório. Os óleos essenciais também podem ser utilizados diluídos em óleos vegetais ou cremes neutros, através de via dermatológica.

Indicações

Diversos desequilíbrios físicos, mentais, emocionais, energéticos e espirituais. Diminui significativamente níveis de estresse, ansiedade, insônia, dificuldades em manter foco, traz clareza mental, melhora a auto-estima, confiança, ressignificação de emoções, promovendo bem estar, no geral. Os óleos essenciais podem possuir propriedades cicatrizantes, analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais, propriedade de diminuição de gorduras corporais, entre outras milhares de indicações, variando-se conforme a planta e parte da planta em que foi extraído esse recurso.
agende seu atendimento de Aromaterapia
marque sua consulta presencial de Aromaterapia em Florianópolis
receba novidades sobre Aromaterapia
deixe seu email para se manter informado de novas publicações sobre Aromaterapia e promoções de atendimentos terapêuticos

Ekanta
Todos direitos reservados - 2018