Receba todas as novidades!
Deixe seus dados e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail:
Seu e-mail está seguro conosco :)
Escolha por onde quer falar:
Autocuidado, negatividade e o vício em notícias ruins
Publicado em: 17/10/2019
Você já se pegou viciado no drama alheio, nas tragédias do mundo, agarrado a notícia ruim e enxergando só o lado negativo das coisas e das pessoas?

A verdade é que somos bombardeados com notícias ruins desde sempre e, estranhamente, nos acostumamos com isso. O pessimismo gruda.

De acordo com o psicólogo Steven Pinker, imagens vívidas marcam, e é por isso que distorcemos o que vemos na TV ou na mídia: ao invés de interpretar os fatos isoladamente, como um ataque de tubarão em determinada região (raro), já associamos isto como uma experiência comum, frequente. É assim que alimentamos nossos medos, fazendo-os crescer.

Pesquisas estudam há anos os efeitos nocivos dos noticiários sob o nosso corpo e principalmente sob o nosso cérebro. Acompanhar muita notícia ruim, se envolver nos dramas alheios e nos seus próprios com intensidade, comentar e não parar de pensar sobre algo negativo interfere no nosso funcionamento como um todo!
Ver as coisas sob uma perspectiva otimista é um desafio.
O coração acelera, a pressão sobe, os músculos se contraem, bate uma ansiedade… e o pior é que a negatividade se estende para todas as áreas da sua vida. Você começa a ver defeito em tudo. Por mais que algo seja bom, você encontra do que reclamar. Você se concentra na falta, na escassez, nas dificuldades, e como o Universo é um eco, tudo que você emana automaticamente volta para você!

O negócio é mudar o olhar e se desconectar dessa atmosfera de medo.

Há várias formas de começar a exercitar um olhar mais positivo para a vida e as pessoas ao seu redor. Pode ser com uma lista, por escrito, de todas as coisas pelas quais você se sente realmente grato. Pode ser elogiando alguém todos os dias, de coração. Pode ser exercitando a gentileza, a solidariedade. Pode ser se conectando com a natureza, mantendo a calma e lembrando que a vida exige presença e consciência...

Num mundo em que os veículos de comunicação optam por noticiar tragédias, ver as coisas sob uma perspectiva otimista é um desafio.

Mas saiba que está nas suas mãos escolher enxergar um outro lado, encarar de uma outra forma, e parar de engrossar o coro dos que dizem que ''esse mundo tá perdido'' e que "o ser humano não tem mais jeito''… ;)

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!
E-book Gratuito!

Deixe seus dados e receba o e-book direto no seu e-mail:
Seu e-mail estará seguro conosco :)

Artigos relacionados

Quer receber as novidades?

Cadastre seu e-mail:

Conheça nossos cursos

Calma lá, não vá ainda!
Tenho uma surpresa para você! Deixe seu contato que vou te enviar um brinde por e-mail!
Seu e-mail está seguro conosco :)