Parabenos
De acordo com o Food and Drugs Administration (FDA), parabeno é uma classe de compostos químicos utilizados como conservantes nos produtos cosméticos. Sua intenção é oferecer proteção contra micróbios, mas estudos relatam que, assim como os demais componentes citados, produtos com parabenos podem causar alergias cutâneas, além do envelhecimento precoce da pele, por criar uma película sobre a pele, com falsa sensação de hidratação, mas que impedir a absorção de nutrientes e hidratação da mesma. Também foi comprovado que o parabeno interfere no sistema endócrino por conta de atividades estrogênicas, sendo considerado um "disruptor endócrino".
Lauril sulfato de sódio
O lauril sulfato de sódio é uma mistura de alquil sulfato de sódio, também conhecido como tensoativo. Dependendo da concentração, esse tensoativo, que age como detergente, pode ocasionar alergia na pele e nos olhos, além de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas, provocando efeitos tóxicos em animais e também em humanos. No meio ambiente, os tensoativos como o lauril são despejados em esgotos que, dependendo da infraestrutura e do saneamento básico, poderão ocasionar a poluição de rios, lagos e oceanos. Muitos tensoativos acumulados na água são responsáveis por interferir na sobrevivência de animais marinhos.
É muita coisa para refletir, não acha? E se queremos realmente um mundo melhor, a preocupação deve ser, em primeiro lugar, interna… revendo nossas práticas, hábitos de consumo, e tudo aquilo que gera impacto… será que vale mesmo a pena continuar investindo em sabonetes industriais quando já existem sabonetes naturais maravilhosos à disposição?
As alternativas estão aí… cabe a você decidir ;)