Receba todas as novidades!
Deixe seus dados e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail:
Seu e-mail está seguro conosco :)
Escolha por onde quer falar:
O que absorvemos na nossa pele com os sabonetes industriais?
Publicado em: 11/10/2019
Você já parou pra analisar o rótulo daquele sabonete baratinho que você comprou no supermercado? Caso não, eis algumas informações importantes que você precisa saber e que podem te ajudar a repensar.

Sendo a pele o órgão mais extenso do nosso corpo, absolutamente tudo que colocamos nela será absorvido. Os sabonetes industriais, encontrados aos montes nos supermercados, durante a fabricação sofrem a retirada da glicerina - principal ingrediente que amacia a pele - e recebem ingredientes sintéticos e provenientes de petróleo, desenvolvidos quimicamente em laboratórios e testados em animais. Esses componentes são responsáveis por aquela sensação de pele rachada, desidratada e ressecada pós-banho. Os sabonetes industriais também são maléficos para o meio ambiente, devido aos resíduos tóxicos (como os de lauril sulfato de sódio).

Por outro lado, os sabonetes artesanais prezam por um conjunto de boas práticas, que auxiliam não só a nossa pele mas também o meio em que vivemos. Por não poluírem o ambiente, devido aos ingredientes naturais, também não causam danos à pele, nutrindo e hidratando, além de serem muito eficientes para tratar problemas dermatológicos. Nos sabonetes artesanais, a glicerina é mantida, o que, quando misturada aos demais ingredientes (como óleos, manteigas e óleos essenciais), permitirá que a pele absorva diversos benefícios.
Composição dos sabonetes industriais
Lilial ou butilfenil metilpropional

Responsável pela fragrância, esse componente é um dos químicos sintéticos que mais causam alergias. De acordo com o FDA (Food and Drug Administration), ele ainda é considerado seguro para uso em cosméticos, mas estudos do Environmental Defence Canada apontam que a longo prazo o lilial atua como desregulador do sistema hormonal feminino.


Benzoato de benzila

Substância de origem orgânica utilizada em aromatizadores de ambiente, medicamentos, perfumes, tecidos e sabonetes. Estudos do Environmental Defence Canada provaram que o benzoato de benzila provoca dermatites de contato, além de também atuar na desregulação de hormônios femininos, como o estrogênio. Essa desregulação do estrogênio provoca, além do ressecamento da pele, olhos e mucosas, fadiga, dores de cabeça e dores musculares. O benzoato também não contribui para o meio ambiente, sendo um dos poluentes que mais dificultam a manutenção de aterros, além de contaminar águas subterrâneas, chegando a rios e nascentes.

DMDM Hidantoína

Atua como antibacteriano em sabonetes e outros cosméticos, mas também pode provocar alergias e dermatites de contato. A longo prazo, ele também é perigoso pois libera pequenas quantidades de formaldeído (formol), substância considerada carcinogênica e de alto risco para a saúde.


BHT

Conhecido como butil hidroxi tolueno, é um tipo muito conhecido de conservante, utilizado em alimentos e produtos cosméticos. O Environmental Defence Canada associa esse componente ao surgimento de câncer, além de efeitos na tireoide.


Óleo mineral

Conhecido como óleo base, parafina líquida ou vaselina, esse componente é proveniente do petróleo. Muito utilizado como lubrificante e emoliente. Como lubrificante, é usado para óleos de motores, engrenagens, fluidos hidráulicos etc. Nos produtos cosméticos, é usado para dar uma falsa sensação de hidratação, formando uma película protetora, que acaba barrando a absorção de vitaminas, nutrientes e até mesmo de óleos essenciais. Na saúde, pesquisas apontam que a constante exposição a esses óleos minerais pode causar deficiência de vitaminas, devido a essa "barreira protetora" que é criada. Por conta da presença de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), o óleo mineral é frequentemente associado ao desenvolvimento de câncer. A pneumonia lipídica também é associada à inalação do óleo mineral, presente em produtos anti-frizz para cabelos.

Parabenos

De acordo com o Food and Drugs Administration (FDA), parabeno é uma classe de compostos químicos utilizados como conservantes nos produtos cosméticos. Sua intenção é oferecer proteção contra micróbios, mas estudos relatam que, assim como os demais componentes citados, produtos com parabenos podem causar alergias cutâneas, além do envelhecimento precoce da pele, por criar uma película sobre a pele, com falsa sensação de hidratação, mas que impedir a absorção de nutrientes e hidratação da mesma. Também foi comprovado que o parabeno interfere no sistema endócrino por conta de atividades estrogênicas, sendo considerado um "disruptor endócrino".


Lauril sulfato de sódio

O lauril sulfato de sódio é uma mistura de alquil sulfato de sódio, também conhecido como tensoativo. Dependendo da concentração, esse tensoativo, que age como detergente, pode ocasionar alergia na pele e nos olhos, além de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas, provocando efeitos tóxicos em animais e também em humanos. No meio ambiente, os tensoativos como o lauril são despejados em esgotos que, dependendo da infraestrutura e do saneamento básico, poderão ocasionar a poluição de rios, lagos e oceanos. Muitos tensoativos acumulados na água são responsáveis por interferir na sobrevivência de animais marinhos.


É muita coisa para refletir, não acha? E se queremos realmente um mundo melhor, a preocupação deve ser, em primeiro lugar, interna… revendo nossas práticas, hábitos de consumo, e tudo aquilo que gera impacto… será que vale mesmo a pena continuar investindo em sabonetes industriais quando já existem sabonetes naturais maravilhosos à disposição?


As alternativas estão aí… cabe a você decidir ;)

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!
E-book Gratuito!

Deixe seus dados e receba o e-book direto no seu e-mail:
Seu e-mail estará seguro conosco :)

Artigos relacionados

Quer receber as novidades?

Cadastre seu e-mail:

Conheça nossos cursos

Calma lá, não vá ainda!
Tenho uma surpresa para você! Deixe seu contato que vou te enviar um brinde por e-mail!
Seu e-mail está seguro conosco :)