1. Atendimentos individuaisEsse é o tipo de atendimento mais encontrado. É quando o aromaterapeuta recebe o interagente (ou paciente) e faz uma avaliação pessoal e personalizada, analisando qual o melhor tratamento com óleos essenciais.
Nessas sessões, que têm em média 1 hora, o profissional conversa sobre a realidade do paciente. Faz teste olfativo, investiga o histórico de saúde, entende a rotina, compreende o momento da vida, as emoções envolvidas e prescreve o uso terapêutico dos óleos essenciais mais adequados, nas doses adequadas.
2. Vivências em grupoEssa modalidade de atendimentos é muito interessante por ser coletiva. O profissional de aromaterapia pode organizar vivências com mulheres, grupos de amigos, gestantes e até em setores de empresas.
Além de otimizar o período do atendimento, o aromaterapeuta pode fazer pacotes promocionais. Assim, ganha um valor mais alto por espaço na agenda e alcança mais clientes, que mais tarde podem seguir com sessões individuais ou em outros grupos.
A dinâmica é a mesma da sessão individual, só que mais objetiva. Cada profissional, nesse caso, tem liberdade para definir o melhor método de conduzir as vivências em grupo.
3. Venda de produtos terapêuticosOutro ramo de atuação para o aromaterapeuta é a venda de produtos com efeitos terapêuticos de óleos essenciais. Eles podem ir desde cosméticos naturais até produtos de limpeza, entre outros.
Hidratantes, sabonetes, creme para massagem, shampoos, sprays para aromatizar o ambiente, produtos de limpeza multiuso e trouxinhas aromáticas para guardar nas gavetas são alguns exemplos.
Além dos benefícios utilitários, esses produtos têm impactos no corpo, na mente e nas emoções. Aumentar o foco, limpar a mente, diminuir a ansiedade e melhorar o humor são benefícios que esses itens terapêuticos podem trazer.
4. Revenda de Óleos EssenciaisOutra maneira de se destacar trabalhando com aromaterapia é com a revenda de óleos essenciais. Nesse caso, os aromaterapeutas com
curso de formação saem na frente, já que dominam todas as aplicações, propriedades e concentrações de cada OE.
Um bom negócio é comprar óleos essenciais em maior quantidade de um fornecedor confiável e aí revender para outros profissionais ou para pacientes. Por exemplo, você pode atender uma pessoa e, se ela quiser saber onde comprar os óleos essenciais para o tratamento, você já consegue oferecer os que você revende. Aí, todo mundo sai ganhando!
5. Consultoria para lojasA última possibilidade de atuação que separamos aqui é a consultoria -- embora existam outras! Muitas lojas de varejo, por exemplo, se preocupam com a experiência do usuário durante a venda. E o aroma é uma marca importante.
Quem nunca passou por uma loja “perfumada” e quis entrar ou ficar mais tempo? Agora imagine que esse aroma, além de cheiroso, também oferece efeitos terapêuticos. É uma experiência diferenciada, na qual muitas lojas de roupas, de cosméticos ou de acessórios estão apostando.
Pense em como seria bacana aromatizar os ambientes ou então os pacotes de presentes de acordo com o gosto ou necessidade de cada cliente? É aqui que a orientação de um aromaterapeuta capacitado faz toda a diferença! E se você gosta de consultoria, essa pode ser a sua área!
Todas essas opções podem ser sua fonte principal de renda ou mesmo ser um complemento atrativo! E como você viu aqui, dá, sim, para fazer um bom dinheiro trabalhando com aromaterapia.
E aí, já tinha pensando nessas atuações como aromaterapeuta? O Curso Formação Aroma do Instituto Ekanta abre vagas a cada semestre. Entre na fila de espera clicando aqui.