Receba todas as novidades!
Deixe seus dados e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail:
Seu e-mail está seguro conosco :)
Escolha por onde quer falar:
A influência da aromaterapia nos chakras
Publicado em: 02/10/2019
A aromaterapia é uma prática que visa harmonizar corpo, mente e espírito. Com os óleos essenciais e as práticas da aromaterapia é possível tratar nossas relações internas e externas, ou seja, nossas emoções e respostas, o que inclui a forma como nos sentimos diante dos acontecimentos diários.

Para nos manter equilibrados, é preciso que os nossos chakras também estejam.

Chakras referem-se aos centros energéticos do nosso corpo. Existem 7 pontos específicos no nosso corpo, de baixo para cima, que atuam no nosso equilíbrio energético, emocional, físico, psíquico e que comandam a distribuição de energia em nosso sistema.

Quando desalinhados, podemos experimentar diversas reações e sintomas, tanto físicos quanto emocionais, mas principalmente vibracionais.

Daí a importância de nos concentrar nas nossas sensações durante práticas de meditação, por exemplo. A fim de buscar mais equilíbrio, é possível se tornar consciente do fluxo sutil de energia e dos chakras onde a energia está armazenada.

A energia sutil, chamada de "prana" ou "chi", flui através dos chakras/canais existentes.

Embora não haja prova física direta do prana, nem dos canais e dos chakras, há correlações físicas entre os chakras dos centros nervosos e das glândulas endócrinas. Por exemplo, o chakra da garganta se correlaciona com a glândula tireoide e os nervos principais que afetam a garganta.
Localização dos 7 Chakras, de baixo para cima.
Na medicina chinesa, inclusive, há séculos os acupunturistas inserem agulhas em pontos específicos de canais sutis chamados meridianos, a fim de efetuar a cura. Os praticantes de yoga e tai chi também trabalham com o prana, para que ela flui através dos canais e chakras.

De acordo com o sistema de chakras do Kundalini Yoga hindu, o corpo sutil tem três canais principais (como nervos psíquicos) mais o lótus de mil pétalas na coroa da cabeça (muitas vezes chamado de sétimo chakra ou chakra coronário).

Os 7 chakras ou centros de energia existentes no nosso corpo são:
  1. Básico
  2. Sexual
  3. Plexo solar
  4. Cardíaco
  5. Laríngeo
  6. Frontal
  7. Coronário

O uso dos óleos essenciais com os chakras
Os óleos essenciais podem ser usados para restaurar o equilíbrio e a harmonia dos chakras.

Embora os chakras sejam parte do corpo sutil, os tratamentos como massagens e banhos podem mesmo assim ter efeito positivo de cura sobre eles.

Os aromas para elevar o ânimo da aromaterapia, que incluem óleos essenciais relevantes, podem até ser aplicados diretamente em alguns dos chakras.

"Alguns chakras podem ser trabalhados diretamente com a imposição das mãos ou por meio da massagem sobre o ponto relevante."

Ideias de como utilizar os óleos essenciais para equilíbrio dos chakras
Se quiser aplicar uma massagem aromaterápica e fazer uma cura num chakra, certifique-se de incluir os óleos essenciais apropriados. Peça à pessoa - ou a si mesma - para dirigir a atenção ao chakra relevante durante a massagem.

Alguns chakras podem ser trabalhados diretamente com a imposição das mãos ou por meio da massagem sobre o ponto relevante.

Um método mais sutil é primeiro selecionar o óleo essencial apropriado, depois colocar uma gota nas palmas e esfregar as mãos. Faça a massagem em toda a volta da área maior do chakra, trabalhando de fora para dentro e, depois, diretamente sobre o chakra. Você também pode complementar utilizando cristais de quartzo, para potencializar o tratamento.

No próximo blog post, explicamos melhor sobre cada chakra e os melhores óleos essenciais para manter o equilíbrio de cada um.

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!
E-book Gratuito!

Deixe seus dados e receba o e-book direto no seu e-mail:
Seu e-mail estará seguro conosco :)

Artigos relacionados

Quer receber as novidades?

Cadastre seu e-mail:

Conheça nossos cursos

Calma lá, não vá ainda!
Tenho uma surpresa para você! Deixe seu contato que vou te enviar um brinde por e-mail!
Seu e-mail está seguro conosco :)