A argila é um dos minerais mais incríveis que existem! Proveniente de rochas sedimentares, ela é composta de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos, responsáveis por suas cores e propriedades específicas.
Com ampla aplicação industrial, a argila é usada principalmente na fabricação de revestimentos cerâmicos, louças, utensílios domésticos e de decoração, mas seu uso em tratamentos estéticos, nas rotinas de autocuidado e beleza também são muito conhecidos.
Os benefícios da argila são reconhecidamente antigos: Aristóteles já filosofava sobre o poder da argila para manter a saúde. Hipócrates, médico grego, também pesquisava o uso medicinal da argila e repassava o que aprendia. No antigo Egito, a argila tinha vez como conservante de manuscritos, além de auxiliar na mumificação.
Com propriedades curativas e terapêuticas, e sendo muito utilizadas até os dias de hoje, as argilas são ótimas matérias-primas naturais, ricas em nutrientes. Todos os tipos de argilas são permitidos para apoiar a sua rotina de beleza: argila verde, branca, vermelha, cinza, preta, amarela, roxa. Vamos descobrir para que serve cada uma delas?