Receba todas as novidades!
Deixe seus dados e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail:
Seu e-mail está seguro conosco :)
Escolha por onde quer falar:
Vias de absorção e formas de utilizar os óleos essenciais
Publicado em: 07/10/2019
A essa altura, você provavelmente já sabe que a aromaterapia é um universo e que você pode melhorar muito a sua vida das mais diversas formas com essa prática, não é mesmo? A aromaterapia é uma medicina antiga, com benefícios comprovados.

Com os óleos essenciais, você tem nas mãos múltiplas possibilidades de utilização. A questão é: como?

Muitas pessoas deixam de aproveitar todos os benefícios dos óleos essenciais justamente porque não exploram todas as formas de utilização.

Neste post, você vai descobrir 3 formas de utilizar os óleos essenciais. Antes, porém, é importante entender como eles podem ser absorvidos no seu organismo de forma segura.

Existem duas vias de absorção para isso: via tegumentar e olfativa. Vamos te contar a diferença entre elas para que você possa entender melhor.
Via Olfativa
A via olfativa é uma das mais completas, pois segue dois caminhos: um adentrando às narinas, que se comunicam com o sistema límbico no cérebro, onde encontram-se memórias e emoções; outro adentrando o pulmão até chegar na corrente sanguínea e acessar qualquer região do organismo.

Formas de utilização via olfativa

1. Colar difusor:
com o colar, você consegue trazer a aromaterapia para o seu dia a dia de forma prática e fácil. Basta colocar 4 gotas do óleo essencial mais adequado para o seu momento e esperar a mágica acontecer!

2. Difusor elétrico: com o difusor na tomada, é só aguardar que o óleo essencial aromatize o ambiente no qual você se encontra. Coloque de 3 a 6 gotas de óleo essencial, respire profundamente e aproveite...

3. Inalador pessoal: com o inalador, você tem nas mãos uma embalagem prática especialmente criada para facilitar a inalação. O recomendado é que a inalação seja feita pelo menos 4 vezes ao dia, respirando profundamente. Inserir, também, de 3 a 6 gotas de óleo essencial.
Via Tegumentar
A absorção via tegumentar também traz ótimos resultados. Nesse caso, ela acontece pela penetração do óleo essencial (diluído em óleo vegetal) na pele, entrando em contato com a corrente sanguínea.

Formas de utilização via tegumentar

1. Banhos de imersão com óleos essenciais:
se você tiver banheira em casa, dilua 6 gotas do óleo essencial escolhido em um 1 colher de óleo vegetal e depois em 2,5 litros de água.

2. Massagem e/ou automassagem: dilua algumas gotas de óleos essenciais em óleos vegetais ou em cremes neutros sem parabenos. Em adultos, para massagem, a diluição pode ser de até 2% (2 gotas por colher de chá do óleo vegetal). Em crianças acima de 6 anos e grávidas, o ideal é que seja 1% (1 gota por colher de chá do óleo vegetal). E sim, falamos em gotas porque os óleos essenciais são extremamente concentrados, então não ultrapasse a dosagem recomendada em nenhuma hipótese.

3. Escalda-pés com gotas de óleos essenciais: dilua até 2 gotas do óleo essencial desejado em 1 colher de sopa de óleo vegetal e só então despeje na bacia com água morna para o escalda-pés.
E aí é só aproveitar os benefícios terapêuticos que essas práticas têm a te oferecer!

Seja após um dia extremamente cansativo, seja porque você não está conseguindo dormir muito bem, seja porque você precisa de um pouco mais de inspiração para determinada tarefa… enfim! A aromaterapia é uma prática que trabalha em todos os níveis do ser humano, trazendo equilíbrio integral, então, com certeza, algum óleo essencial funcionará para você.

Agora nos conta aqui: você já testou algum desses métodos de absorção? Ainda tem dúvidas sobre como fazer?

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!
E-book Gratuito!

Deixe seus dados e receba o e-book direto no seu e-mail:
Seu e-mail estará seguro conosco :)

Artigos relacionados

Quer receber as novidades?

Cadastre seu e-mail:

Conheça nossos cursos

Calma lá, não vá ainda!
Tenho uma surpresa para você! Deixe seu contato que vou te enviar um brinde por e-mail!
Seu e-mail está seguro conosco :)