Entenda e saiba como evitar a ansiedade
O que é?
Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. A ansiedade passa a ser reconhecida como patológica quando é exagerada, desproporcional em relação ao estímulo, ou qualitativamente distinta ao que se observa como norma naquela faixa etária e interfere com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.


Aprenda a viver no presente!
Estar ansioso é viver no futuro e o futuro ainda não chegou, é ilusão. O único tempo que existe, de fato, é o Agora. No Agora você pode reconhecer o que não quer mais para a sua vida e a partir de agora você poder criar a realidade que deseja. Livre-se das expectativas futuras e dos medos do passado, não traga-os para o seu sagrado AGORA. Mas como saber o que é melhor para mim agora? … Existe uma parte de nós, uma sabedoria em nós, chamada intuição, ela só pode ser ouvida no presente. Silencie para escutá-la!


Respire
A respiração é o que traz a consciência para o agora. Pratique, por exemplo, 3 respirações profundas, umas 3 vezes ao dia. Respire e foque a atenção em todo o seu corpo, ao soltar o ar, observe sair todas as tensões físicas, todas a energias negativas e todos os pensamentos de baixa frequência.


Seja um observador dos seus pensamentos ao invés de um refém deles
Devido ao excesso de atividade no dia-a-dia, estudos, uso constante das tecnologias, dentre outros fatores, em que nos é apresentado vários estímulos, provoca-nos um excesso de atividade mental. Se você deixar-se levar pelos seus pensamentos, que geralmente, estão associados a medos do passado de coisas que você não quer repetir ou expectativas do futuro do que você acha, racionalmente, que são melhores para você (não seguindo a intuição). Se você deixar-se levar por esses conteúdos mentais, certamente irá entrar em uma crise de ansiedade ou outros transtornos psicoemocionais. Na medida em que você estiver mais presente, respirar com mais consciência, você conseguirá, também, ser mais observador dos seus pensamentos e selecionar, alimentando os que são melhores para o seu ser.

Imagine que sua mente é um quadro em branco, em que os seus pensamentos apenas passam e você não se apega a nenhum deles, até chegar no momento em que pode selecionar os seus melhores pensamentos (que não estão ligados ao que citei acima - passado ou futuro). Lembre-se: pensamentos podem criar emoções. Como você se sente com determinados pensamentos? Ansioso? Triste? com Medo? Então, está na hora de desapegar deles e deixá-los passar pelo "quadro branco" da mente, deixando-os partir.


Pratique exercícios físicos
Escolha uma atividade que trabalhe seu corpo, pode ser: dança, musculação, ginástica aeróbica, yoga, tai chi, dentre outras. Elas irão trazer mais consciência corporal, resistência física, liberar hormônios do bem-estar, trazer socialização e sensação de pertencimento à algum grupo, dentre outros benefícios, auxiliando no processo de ansiedade e equilíbrio psicoemocional.


Reserve um momento diário para organizar suas ideias, equilibrar a mente e silenciar
Pessoas ansiosas, geralmente, realizam muitas atividades diárias e possuem excessiva atividade mental. Umas das técnicas que auxiliam em uma organização e equilíbrio psicoemocional, são: Meditar, Escrever, Desenhar. No fim do dia, você pode escrever ou desenhar sobre como foi seu dia, como se sente ou meditar, prestando atenção na sua respiração, como forma de conseguir esvaziar a mente e alcançar o silêncio e relaxamento necessário, além de tomar mais consciência dos seus conteúdos internos.
comments powered by HyperComments
conheça as práticas terapêuticas
saiba como as terapias integrativas e complementares podem te auxiliar com questões físicas, emocionais, mentais e espirituais
receba novidades por email
deixe seu email para se manter informado de novas publicações e promoções de atendimentos terapêuticos
Our news

Ekanta
Todos direitos reservados - 2018