Sabedoria e conhecimento milenar, possui caracterização e simbologia específicas, relacionadas ao ambiente, cultura, entre outros aspectos. Utiliza-se de várias técnicas terapêuticas, que foram desenvolvidas através de conhecimento tradicional adquirido e registrado ao longo do tempo. Para a Medicina Tradicional Chinesa, a doença pode ser um desequilíbrio causado por fatores internos, no caso as emoções: como raiva, euforia, preocupação, tristeza e medo; ou fatores externos, relacionados ao clima, como: vento, calor, umidade, secura, calor e frio, além de má alimentação, repouso inadequado, falta de exercícios físicos , respiração inadequada e outros fatores que enfraquecem o Qi (energia vital) e impedem o funcionamento adequado dos Zang-Fu (órgãos e vísceras), favorecendo a manifestação de doenças. O tratamento consiste em normalizar as energias Yin e Yang, impulsionando os 5 elementos (terra, água, fogo, metal e madeira). As práticas terapêuticas chinesas são:
Acupuntura
Como funciona: é uma terapia que se utiliza de agulhas que são aplicadas em pontos energéticos específicos relacionados a canais, assim chamados de meridianos. Esses canais encontram-se em várias regiões ao longo do corpo. A acupuntura pode ser utilizada para tratar doenças e para promover saúde.
Indicação: Variados distúrbios a nível físico, mental, emocional e energético. Processos dolorosos e inflamatórios, para aliviar estresse e ansiedade em casos mais graves; além de constipação, diarréia, esgotamento mental e corporal, sinusite, rinite, dentre outros
Auriculoterapia
Como funciona: Terapia de aplicação de sementes de mostarda, microesferas de cristais outro tipo de microesfera que estimulam áreas reflexas a regiões específicas do organismo na região auricular (orelha). Muito utilizada para dar seguimento, durante a semana, aos estímulos terapêuticos realizados em consultório.
Indicação: Pode ser aplicada para qualquer distúrbio a nível físico, mental, emocional e energético. Auxilia no tratamento de processos dolorosos, inflamatórios, ansiedade, estresse, distúrbios gástricos, respiratórios, alérgicos, entre outros. Muito utilizado para prevenção e manutenção da saúde
Ventosaterapia
Como funciona: Consiste na aplicação de recipientes, como se fossem "copos" de acrílico ou vidro em cima da pele, em que se cria um vácuo e é realizada uma sucção da pele e musculatura. Muito utilizada por atletas olímpicos para aliviar os impactos da excessiva atividade física.
Indicação: Desintoxicação do organismo, Lombalgias, Tratamentos para dores musculares, Dores abdominais, Cefaléia, Problemas digestivos, Hipertensão arterial Indicada, também, para nutrição dos tecidos musculares.
Reflexoterapia podal
Como funciona: Técnicas de massagem em pontos específicos dos pés, chamados pontos reflexos, onde existem várias terminações nervosas. Esses pontos são correspondentes a regiões corporais e sistemas corporais. Sua forma de aplicação e estímulos são baseados nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. É uma ótima técnica de avaliação também, principalmente, nas áreas reflexas correspondentes à coluna, a qual se encontram todas as inervações que irrigam os órgãos internos.
Indicação: Dores musculares, enfermidades respiratórias, insônia, estresse, ansiedade, pouca vitalidade, edemas corporais, constipação e outros distúrbios em sistema digestório, dentro outros distúrbios.
Moxabustão
Como funciona: Utiliza-se um bastão de uma erva, chamada Artemísia vulgaris,transformada em uma espécie de lã vegetal. Na prática é queimada, para realizar um estímulo de aquecimento nos pontos energéticos e nos meridianos . Técnica surgida antes da própria acupuntura, muito utilizada para eliminar frio e umidade do corpo.
Indicação: Edemas, candidíase, cistos nos ovários e outros distúrbios ginecológicos, dificuldade na digestão, constipação, nutrição do organismo, infecção urinária, dores no sistema ósteo-muscular, baixa libido, dentre outras indicações.