Receba todas as novidades!
Deixe seus dados e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail:
Seu e-mail está seguro conosco :)
Escolha por onde quer falar:
SAÚDE INTEGRATIVA
Monte sua farmácia natural em casa!
Publicado em: 13/08/2021
Montar sua farmácia natural que você saiba utilizar de forma segura em casa pode ser também uma escolha mais economicamente viável para muitas pessoas. Isso dado que até 30% do que gastamos com saúde é usado somente para comprar remédios! Um dado realmente alarmante, já que esse valor pode se aproximar ou até ultrapassar aquilo que um brasileiro médio gasta com alimentação em seu orçamento.

Imagine ter à mão alternativas naturais para tratar dos problemas comuns que aparecem no dia a dia — como dores de cabeça, diarréia ou picadas de insetos —, por meio do uso de óleos essenciais e fitoterápicos que podem ser sua verdadeira farmácia natural!

Quando falamos de problemas simples ou corriqueiros, que não apresentem risco grave à saúde e que possam ser facilmente aliviados ou contornados com produtos naturais, estamos falando da possibilidade de diminuir os efeitos colaterais causados pelo uso indiscriminado de fármacos, que, além de graves, podem deixar sequelas para a vida inteira.

A tendência à "medicalização da vida" cresce à medida que problemas cotidianos, como estresse, mal-estares, indisposições ou oscilações emocionais passam a ser tratados como doenças que só podem ser curadas com o uso de fármacos. Dessa forma, a lista de problemas físicos e psicoemocionais encarados pela medicina convencional como distúrbios e enfermidades que supostamente só poderiam ser curadas com tratamentos e substâncias mais agressivas, não para de crescer.

De olho no consumo exagerado de medicamentos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de metade dos usuários de fármacos utilizam-nos incorretamente, o que pode trazer prejuízos à saúde e até mesmo acidentes fatais.

Alguns efeitos do uso excessivo de fármacos:

-Intoxicação

-Reações alérgicas

-Dependência

-Resistência à medicação

-Danos a órgãos como fígado e rins

-Morte

Aprender a montar e utilizar sua farmácia natural como primeira alternativa ao uso dos fármacos convencionais para alguns casos de problemas e enfermidades (mas não todos!), além de ser uma opção menos agressiva para o organismo, é também uma boa escolha para o meio ambiente. Isso pois até 90% dos componentes de uma dosagem de remédio podem ser eliminados pelo corpo sem nenhuma modificação, deixando parte de seus resíduos no ambiente ao serem depositados em aterros, solos ou cursos de água, inclusive aqueles tratados pelo esgoto. Dessa forma, contaminam águas, peixes, animais e plantas. Uma verdadeira receita para o colapso ecológico!

Como muitos já sabem, as plantas têm comprovação científica para o tratamento principal ou complementar de muitos males e doenças. É importante considerar que 25% de todas as prescrições médicas são formulações baseadas em substâncias derivadas de plantas ou análogos sintéticos derivados delas, por isso, utilizar os princípios ativos da natureza pode ser tão ou mais eficaz em muitas prescrições. No entanto, logicamente, é preciso saber avaliar em quais casos um fármaco convencional pode ser substituído ou complementado por um medicamento natural, levando em conta o estado de saúde e a gravidade dos problemas apresentados.

Um outro ponto importante a ser considerado é que ter uma farmácia natural que você saiba utilizar de forma segura em casa pode ser também uma escolha mais sustentável e economicamente viável para muitas pessoas. Isso dado que até 30% do que gastamos com saúde é usado somente para comprar remédios! Um dado realmente alarmante, já que esse valor pode se aproximar ou até ultrapassar aquilo que um brasileiro médio gasta com alimentação em seu orçamento.

Ainda falando em um exemplo como o Brasil, o uso de plantas medicinais é de grande utilidade na saúde de países em desenvolvimento, em que a população possui menor acesso ao uso de fármacos e serviços de saúde. Outro ponto importante de ser considerado é que, muitas vezes, as próprias práticas e saberes tradicionais de muitos destes locais já incluem conhecimentos a respeito do uso adequado de plantas medicinais, facilitando o seu uso.

Seja em países mais desenvolvidos, onde muitas vezes práticas como a Aromaterapia e Fitoterapia já possuem um papel de destaque e são bastante valorizadas — como ocorre na Europa e Estados Unidos — ou em localidades que carecem de amplo acesso aos tratamentos médicos, as práticas integrativas da medicina natural são cruciais para o bem-estar e melhoria da saúde da população e do ambiente em que vivem.

O papel das práticas integrativas

Nossa sociedade de consumo focada na rapidez de resultados substituiu muitos tratamentos e práticas tradicionais utilizadas a milhares de anos por comprimidos que prometem alívio imediato e muitas vezes a um alto custo: o comprometimento da saúde por meio dos já aqui citados efeitos colaterais.

Práticas como escalda-pés, banho de assento, cataplasmas, compressas, inalação a vapor, uso de óleos essenciais, chás e até mesmo a ingestão de plantas ou fitoterápicos que ficaram de fora de consultórios e hábitos sociais nos últimos anos, agora estão sendo resgatados como uma forma de reequilibrar a saúde de modo natural, mas nem por isso menos efetivo.

Monte sua farmácia natural caseira!

Confira aqui as soluções naturais mais recomendadas para problemas como:

Dores de cabeça
-Infusão de Hortelã, Funcho, Canela, Cardamomo.
-Óleo essencial de Lavanda, Hortelã e Eucalipto.

Indigestão
-Infusão de Hortelã, Boldo, Espinheira-santa, Poejo, Capim-limão.
-Gengibre em pó, fresco ou em infusão.
-Óleos essenciais de Camomila-romana, Mandarina, Manjerona, Hortelã-pimenta e Gengibre.

Cortes e picadas de inseto
-Compressas de Hamamélis, Calêndula ou Camomila.
-Óleos essenciais de Tea-tree, Lavanda, Gerânio e Cedro.

Queimaduras
-Aloe vera (Babosa) fresca.
-Compressas de Calêndula, a Erva-de-São-João e Lavanda.
-Óleos essenciais de algumas espécies de Lavanda e Gerânio.

Diarréia
-Infusão de Pitangueira, Hortelã-pimenta, Camomila (para crianças é indicado o Funcho e Erva cidreira brasileira).

Insônia
-Infusão de Alfazema, Lavanda, Tília, Valeriana, Camomila, Flor de Maracujá.
-Óleos essenciais de Lavanda, Bergamota, Laranja e Ylang-ylang.

Gripes, resfriados e seus sintomas
-Fitoterápicos como Equinácea, Gengibre, Cúrcuma, Guaco e Macela.
-Óleo essencial de Eucalipto, Hortelã, Tomilho, Canela e Cravo

Problemas e alergias respiratórias
-Óleo essencial de Hortelã, Eucalipto, Cravo ou Gengibre.

Baixa imunidade
-Óleo essencial de Tea-tree, Bergamota, Limão, Gerânio, Tomilho, Orégano, Patchouli, Eucalipto, Copaíba, Canela.
-Fitoterápicos como Unha de Gato, Gengibre, Cúrcuma, Ginseng, Ashwagandha e Manjericão Santo.

Inflamações e dores
-Massagem com óleo essencial de Lavanda, Hortelã, Olíbano, Cedro, Camomila e Rosa.
-Fitoterápicos como: Arnica, Sucupira, Erva-de-São-João, Erva baleeira, Bardana.

Falta de concentração e foco
-Óleo essencial de Hortelã, Manjericão, Limão, Laranja e Alecrim.

Tristeza e angústia
-Óleo essencial de Laranja Doce, Bergamota, Lavanda, Sândalo, Rosa da Bulgária, Ylang-ylang, Camomila romana, Limão, Olíbano, Rosa marroquina, Benjoim, Jasmim, Canela, Cravo e Gerânio.

Ansiedade
-Óleos essenciais de Laranja doce, Lavanda, Limão, Cedro, Melissa, Valeriana, Rosa, Jasmin, Sálvia, -Camomila, Sândalo, Vetiver, Bergamota, Funcho, Sálvia e Gerânio.
-Fitoterápicos: Mulungu, Lavanda, Camomila, Kava-kava, Passiflora e Valeriana.

Mas atenção:

É importante procurar fazer uso consciente dos fármacos quando houver a necessidade deles e sempre buscar orientação profissional ao ingerir qualquer medicamento, inclusive os naturais. Para saber mais sobre como utilizar adequadamente os óleos essenciais e fitoterápicos conheça todas as formações do Instituto Ekanta e saiba como se cuidar com a ajuda da natureza!




Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!

Artigos relacionados

Quer receber as novidades?

Cadastre seu e-mail:

Conheça nossos cursos

Calma lá, não vá ainda!
Tenho uma surpresa para você! Deixe seu contato que vou te enviar um brinde por e-mail!
Seu e-mail está seguro conosco :)