Receba todas as novidades!
Deixe seus dados e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail:
Seu e-mail está seguro conosco :)
Escolha por onde quer falar:
AROMATERAPIA
Quanto custa começar a produzir cosméticos em casa?
Publicado em: 26/08/2021
Se eu disser que com apenas R$500 você pode iniciar esta história toda, você acreditaria?

Quando estamos livres das nossas crenças e das opiniões dos outros, nos vemos construindo lindos planos de vida que envolvem pensar o trabalho como forma de contribuir para um mundo melhor e justo. Vai dizer que você nunca viajou em seus pensamentos debaixo do chuveiro, pensando como seria incrível fazer algo que impactasse a vida das pessoas e também a sua, positivamente, sem reclamar das segundas-feiras? Eu já fiz demais! Sabe, a gente faz menos do que deveria para a realização de nossos sonhos, esta é a verdade. Deixamos pelo caminho desejos genuínos e intuitivos que acessamos nestes momentos de relaxamento, paz e conexão com nossas verdades. Uma pena.

Mas, isso não precisa ser pra sempre assim e pode ser mudado a qualquer momento. Porque não agora? Vale lembrar que entender e aproveitar os ventos leva qualquer embarcação mais longe, então bora começar por uma importante tendência mundial que vem impulsionando pequenos empreendedores e gigantes do setor: a cosmética natural. Gosta da ideia?

Então, vamos lá! Este é um tipo de negócio em expansão, porque está alinhado com as demandas da sociedade por um mundo mais sustentável. Ou seja, no ramo da beleza, o consumo de cosméticos orgânicos veio para ficar. Pesquisas mostram que os consumidores estão cada vez mais interessados em temas sobre conhecimentos tradicionais associados à natureza, conservação das espécies e comércio justo entre empresas e comunidades. Existe, ainda, a rejeição por marcas que não respeitam os aspectos éticos relacionados à cadeia de fornecimento de ingredientes naturais, incluindo os direitos das comunidades. Somente estes já seriam motivos suficientes para compreender que as possibilidades estão borbulhando neste setor. O que quero dizer com isso é que, onde existe demanda, existe oportunidade e que a cosmética natural pode ser um caminho sustentável de realização pessoal e profissional com perspectiva de progresso financeiro. Já pensou nisso?

O pulo do gato é começar certo e ter orientações adequadas para a produção com qualidade e elaboração de um bom plano de negócios. Sim, tão imprescindível quanto fazer produtos de qualidade delicinhas, é importante que sua produção gere lucro. Desta forma você se sentirá motivada a fazer novos investimentos em seu negócio e a seguir em frente. Sabe qual é a boa notícia? Você tem o suficiente para dar o pontapé inicial e te digo mais, com uma pitada extra de coragem, dedicação e iniciativa você vai se surpreender com o que é capaz de fazer.

Se eu disser que com apenas R$500 você pode iniciar esta história toda, você acreditaria? Pois é, quando se sabe o que fazer com os recursos disponíveis não tem pra ninguém. O que de mais valioso você precisa é de informação — e isso nós aqui da Ekanta te entregamos diariamente, inclusive de forma gratuita <3 — no mais, entenda que você não precisa de mais do que dois produtos para iniciar o seu negócio e nem atender a todos os tipos de consumidores. A regrinha básica é responder três perguntas fundamentais: para quem eu quero vender? O que vou vender? Onde e como vou vender? Bem assim, nesta ordem.

Para saber para quem você pode vender, pense no seu círculo de amigos, colegas de trabalho, vizinhos e familiares — é quase sempre por aí que as coisas começam. Para saber quais produtos valem o seu investimento de produção, conheça as necessidades destas pessoas, converse com elas, investigue. Pelo que elas estão dispostas a pagar? Quanto pagariam? Agora, para conhecer os locais e formas de comercialização, pense nos pontos de contato com estes possíveis consumidores. Onde eles estão? Que ambientes eles frequentam? Feiras, pequenos comércios, salões de beleza, reuniões de apresentação são ótimas alternativas, além das redes sociais, é claro.

Esqueça o bombardeio de falsas promessas, isso só decepciona empreendedores iniciantes. Comece seu negócio como uma paquera, envolva-se aos poucos e vá investindo à medida que a intimidade cresce, estude, tome gosto, seja criativa e comprometa-se. É impossível não querer uma longa relação com algo tão positivo como a cosmética natural. Nós, da Ekanta, estaremos sempre por aqui para te levar além com sustentabilidade, responsabilidade e muito insights aromáticos e orgânicos no chuveiro. E se você nem pensa em produzir para vender, não tem problema nenhum; vai ser lindo da mesma forma lucrar com o sorriso da sua família e amigos ao receber tanto carinho — mas, já te prepara para as encomendas, rs.

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!

Artigos relacionados

Quer receber as novidades?

Cadastre seu e-mail:

Conheça nossos cursos

Calma lá, não vá ainda!
Tenho uma surpresa para você! Deixe seu contato que vou te enviar um brinde por e-mail!
Seu e-mail está seguro conosco :)