O que está por trás da sua mania de perfeição
Publicado em: 04/10/2019
Se você é ou conhece alguém perfeccionista, sabe como pode ser frustrante. Conviver com alguém que tem mania de perfeição não é fácil, ainda mais se essa pessoa somos nós mesmos. Afinal, quando enxergamos alguma questão no outro, fica muito mais fácil chegar e dar uns toques… agora quando a coisa é com você, só mesmo na base de muito autoconhecimento e observação.

Se você já reparou que anda fazendo e refazendo determinadas coisas, falando para você que "ainda não está bom", cuidado.

Querer que as coisas saiam perfeitas pode ser bom, pois força você a dar o seu melhor, mas há uma linha tênue entre querer que algo fique muito bem feito e alcançar o inatingível, na insistência de que pode ser ainda melhor.

O perfeccionismo é uma ambição irracional. Pessoas perfeccionistas costumam ser muito duras consigo mesmas e raramente se desculpam por algum erro, já que se dedicam tanto justamente para que "nada dê errado".
A pior consequencia
Ele impede que a gente siga adiante porque ainda nos encontramos insatisfeitos.
A maior questão envolvendo o perfeccionismo é que ele simplesmente vai contra o fluxo natural das coisas, contra o movimento da vida. Ele nos paralisa. Ele impede que a gente siga adiante porque ainda nos encontramos insatisfeitos. Somos capazes de encontrar um defeito a cada nova olhada.

E isso gera ansiedade e estresse, pois, na ânsia de entregar algo muito bom, não damos conta de concluir tal atividade. O que nos leva a um outro ciclo, digno de estudos: a procrastinação.

Pessoas perfeccionistas precisam entender que prazos existem e estão ali para serem cumpridos. O que você deu conta de fazer, no prazo que você tinha, provavelmente foi o melhor. Estipular prazos é uma boa forma de começar a se controlar na mania de querer trabalhar eternamente sem a visualização do fim.
"Você é bom o suficiente, acredite."
O perfeccionismo é uma forma de não aceitação. É uma lição dura de ser aprendida, pois envolve o soltar, o confiar, a entrega. De fato não vivemos em uma sociedade que colabora para a leveza. Somos excessivamente cobrados, e parecem nos dizer que nunca seremos bons o suficiente.

Aqui entra o autoconhecimento e a busca por ser alguém melhor: pergunte-se, de coração, até que ponto isso é real? Você é bom o suficiente, acredite. Coloque na sua cabeça que perfeccionismo é ilusão, e que, gostemos ou não, sempre existirão críticas.

O que interessa é: se você estiver bem consigo, elas não te afetarão. Aceite que você é humano, e pode errar. Aprenda a fluir com a vida, em nome da sua saúde mental e emocional ;)

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!
E-book Gratuito!

Deixe seus dados e receba o e-book direto no seu e-mail:
Seu e-mail estará seguro conosco :)

Artigos relacionados

    Quer receber as novidades?

    Cadastre seu e-mail:

    Conheça nossos cursos

    Aprenda a praticar o autocuidado baseando-se nos ensinamentos da Aromaterapia.
    Conheça a arte da saboaria artesanal e vegana aliada aos benefícios da Aromaterapia.
    Tenha uma nova profissão, com consciência ambiental e podendo ganhar dinheiro fazendo o bem!
    Tenha acesso ao curso online e receba em casa o Óleo Essencial mais pesquisado cientificamente no mundo.
    Aprenda 6 receitas de cosméticos naturais para cuidar da sua beleza com os benefícios medicinais da Aromaterapia.
    Um guia para produção de sabonetes naturais descrito para você em um passo a passo detalhado!