Receba todas as novidades!
Deixe seus dados e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail:
Seu e-mail está seguro conosco :)
Escolha por onde quer falar:
O que é aromaterapia e por que ela é tão eficaz
Publicado em: 16/10/2019
Considerada uma das terapias alternativas mais eficazes, a aromaterapia vem ganhando cada vez mais força no Brasil.

Embora seja uma prática bastante antiga, ela ainda não é tão difundida como uma opção para tratar doenças - mas, aos poucos, estamos conseguindo provar que os remédios farmacêuticos não são a saída para tudo e que dá para utilizar a aromaterapia no tratamento de diversos distúrbios, tanto de ordem física quanto psicoemocional. E o mais incrível é que a aromaterapia está sendo verdadeiramente reconhecida como uma prática integrativa e complementar.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a aromaterapia é um tratamento curativo, no qual se utilizam as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. Medicina natural, preventiva e multidimensional, a aromaterapia é capaz de tratar os sintomas na raiz.
Os óleos essenciais são multidimensionais: isto é, tratam aspectos físicos, emocionais, mentais, espirituais e vibracionais.
Sendo os óleos essenciais substâncias químicas, altamente concentradas e complexas produzidas pelas plantas, são eles os responsáveis por tratar sintomas específicos. Obtidos de flores, folhas, raízes e frutos, por meio de várias formas de extração, os óleos essenciais são líquidos voláteis não gordurosos que possuem em sua composição elementos orgânicos tais como oxigênio, hidrogênio, carbono, que formam moléculas de fenóis, ésteres, terpenos e muitos outros. Através deles, os óleos essenciais podem agir no organismo humano de forma muito eficaz, nas mais diferentes formas de aplicação.

Numa visão holística e natural, os óleos essenciais são multidimensionais: isto é, tratam aspectos físicos, emocionais, mentais, espirituais e vibracionais. Com a aromaterapia, os óleos essenciais chegam ao sistema límbico, onde temos total acesso às emoções, sentimentos, crenças e memórias de uma vida.

Ao facilitar o contato com esses aspectos, é possível uma maior consciência, o que permite a transformação de conteúdos dolorosos e dificuldades que criaram, em nossa mente, o trauma. O efeito olfativo do trabalho com óleos essenciais é instantâneo e possibilita sensações distintas que trazem um bem estar e saúde integral a quem experimenta.
"A aromaterapia é eficaz porque pode modificar sensações, emoções, trazer clareza mental e tratar o corpo físico em vários níveis."
Através das vias de absorção, as moléculas dos óleos essenciais entram em contato com a corrente sanguínea e podem chegar em qualquer parte do organismo! De modo geral, a aromaterapia é eficaz porque pode modificar sensações, emoções, trazer clareza mental e tratar o corpo físico em vários níveis.

Com o óleo essencial adequado para cada finalidade, a aromaterapia permite um tratamento a partir de uma visão integral de cada ser humano. Devido a sua volatilidade e o seu baixo peso molecular, os óleos essenciais também são rapidamente eliminados do organismo através das vias metabólicas, diminuindo assim o seu efeito colateral, diferenciando-se dos medicamentos alopáticos e farmacêuticos.

Experimentando a vida com óleos essenciais, você só tem a ganhar. Está convencida? Então descubra aqui 6 óleos essenciais que não podem faltar na sua casa!

Curtiu nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais!
E-book Gratuito!

Deixe seus dados e receba o e-book direto no seu e-mail:
Seu e-mail estará seguro conosco :)

Artigos relacionados

Quer receber as novidades?

Cadastre seu e-mail:

Conheça nossos cursos

Calma lá, não vá ainda!
Tenho uma surpresa para você! Deixe seu contato que vou te enviar um brinde por e-mail!
Seu e-mail está seguro conosco :)